O poder do limão
O limão é uma fruta cítrica rica em antioxidantes e muita usada hoje na nutrição funcional. Devido a sua composição e ao seu PH alcalino, essa fruta pode fazer maravilhas quando inserida na sua rotina alimentar. O ideal do limão é ser usado espremido em um pouco de água, de preferência quase morna (temperatura do corpo) para ter efeito de detoxificação e estimulo no metabolismo. Sendo assim vamos conhecer um pouco da suas funções no organismo:
Poder alcalino: Reduz o PH ácido do estômago, melhorando a absorção e digestão dos nutrientes
Detoxificação: O D-limonemo (monoterpeno) é o ativo químico encontrado no limão responsável pelo processo de detoxificação no organismo, “limpando” principalmente o fígado. Diversos estudos relacionam o uso do D-limonemo na prevenção do câncer. Esse composto é encontrado em maior abundância na casca, portanto o suco do limão batido inteiro é muito bem vindo!
Melhora processos anti-inflamtório e imunológico por ser rico em vitamina C e melhora também fadigas por ser rico em flavonóides
Ajuda no processo de emagrecimento por melhorar o funcionamento do metabolismo quando usado pela manhã em jejum.
E como essa fruta tão versátil pode ser usada na nossa dieta? Bem, de diversas formas, pela manhã, em jejum, beber ½ copo de água (preferencialmente morna) com ½ limão espremido. Pode ser usada nas grandes refeições para temperar as saladas com algumas gotinhas em cima do prato ou associado ao azeite, isso irá melhorar principalmente a absorção dos micronutrientes (vitaminas e minerais). Pode ser usada também como forma de hidratação pingando algumas gotas de limão no seu copo de água no decorrer do dia, após almoço e jantar e nos sucos detox. E antes de dormir para melhorar o funcionamento do fígado, pode ser espremido em uma xícara de chá ou copo de água.
Por tanto fica a dica, vamos incluir mais essa fruta na nossa rotina alimentar!
Liana H. Gonçalves - lianapersonaldiet@gmail.com
Nutricionista funcional clínica e esportiva
Fonte: www.laboratoriodecorreas.com.br