Alho, por que adicionar a alicina em sua dieta?
É muito comum termos em nossas principais refeições do dia, almoço e jantar, pratos que por vezes exageram na quantidade de temperos que prejudicam a saúde, principalmente o sal.
Evitá-lo é muito importante para não termos prejuízos ao nosso corpo, mas, ao mesmo tempo, muita gente que possui o paladar aguçado sente falta da comida com gosto mais forte.
Para essas pessoas é importante encontrar alternativas mais saudáveis de temperos para a dieta, sendo que o alho é provavelmente a melhor opção que existe.
Devido ao seu odor forte, existe certo preconceito com este alimento, uma reputação ruim totalmente infundada, e desconfia-se que os vampiros possam ter algo a ver com esse boato.
Brincadeiras à parte, o alho é considerado praticamente um remédio natural, sendo até mesmo utilizado como tratamento para doenças comuns como a gripe. No entanto, seus benefícios são mais abrangentes de maior importância, melhorando diferentes partes do funcionamento do organismo.
O alho possui uma substância chamada alicina, que é criada em maior quantidade quando a erva é moído, triturado ou cortado, sendo que é responsável por regular ou diminuir os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, para quem possui problemas de pele, como a acne, pode adicionar o alimento para reduzir a quantidade deste tipo de inflamação no corpo. O alho por possuir propriedades antibióticas, limpa o organismo de dentro pra fora, mantendo a pele mais limpa.
Os antioxidantes presentes no alho são substâncias que ajudam a combater os radicais livres contidos no corpo, responsáveis por causar o acúmulo de placas de gordura que podem obstruir as artérias do coração.
A erva quando ingerida com frequência, ainda devido ao seu poder antioxidante, faz com que o processo de envelhecimento seja retardado. Com isso, seu corpo se mantém ativo por mais tempo, diminuindo a deterioração que acontece naturalmente ao organismo com o passar dos anos.
No entanto, o benefício maior que o alho pode trazer para uma pessoa é a eficiência em prevenir alguns tipos de câncer e outras doenças, uma vez que evita a propagação de diversos vírus e bactérias no corpo.
Ainda é capaz de melhorar o funcionamento do sistema digestivo, mas, mesmo assim, é preciso ter cuidado com a quantidade de alho consumida diariamente para não irritar o estômago. Entre 1 e 2 dentes de alho será suficiente para você ter todos os benefícios da erva sem nenhum problema, especialmente se substituir o sal como o principal tempero das refeições.
Fonte: www.dicadesaude.com