Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico






Partilhe esta Página

 

           

 

tv online 

 Artigos recentes 2017

Paralisia do sono, solução para acordar e não conseguir se mexer

Como emagrecer com limão de graça

 

  BackLinkFree

 

 



Total de visitas: 15870
Entenda o motivo de seu IMC
Entenda o motivo de seu IMC

                          

     Play92 

 O que é IMC?

 

 

IMC é uma sigla utilizada para Índice de Massa Corporal.

O Índice de Massa Corporal é uma medida utilizada para medir a obesidade adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade.

O sobrepeso e a obesidade, indicados pelo IMC, são fatores de risco para doenças tais como a hipertensão arterial, a doença arterial coronariana e o diabetes melittus, além de outras patologias consideradas de alto risco para a Saúde Pública.

Hoje em dia, o IMC é utilizado como forma de comparar a saúde de populações, ou até mesmo definir prescrição de medicações.

Os valores de IMC são independentes de idade e sexo. Apesar disso, o IMC pode não corresponder ao mesmo grau de gordura em diferentes populações devido às diferentes proporções do corpo.

Riscos à saúde associados ao aumento do IMC devem ser constantemente observados e interpretados, já que podem ser diferentes em cada população.

Como Calcular o meu IMC?

O cálculo do IMC é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.

É simples calcular o seu IMC.

Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:

IMC = 80 ÷ 1,802

IMC = 80 ÷ 3,24

IMC = 24,69

De acordo com a tabela de IMC, você está no seu peso ideal.

Outro exemplo, se você pesa 70kg e mede 1,50m, o cálculo do IMC será:

IMC = 70 ÷ 1,502

IMC = 70 ÷ 2,25

IMC = 31,11

De acordo com a tabela de IMC, você está com obesidade de nível 1.

Tabela de IMC

Você pode utilizar a tabela abaixo para consultar o seu Índice de Massa Corporal.

imc

Na tabela abaixo, você poderá encontrar o seu IMC de acordo com sua altura e peso.

imc

IMC Infantil

Para o cálculo do IMC infantil, veja as tabelas abaixo:

imc

 

imc

Limitações do IMC

Ultimamente, vem acontecendo debates sobre se há necessidade do desenvolvimento de diferentes níveis de medida na tabela de IMC de acordo com diferentes grupos étnicos. Isso acontece devido à evidência de que as associações entre IMC, percentagem de gordura corporal e distribuição da gordura corporal diferem entre populações e, portanto, os riscos de saúde podem aumentar abaixo do ponto de corte de 25 kg/m2 que define o sobrepeso classificação atual da OMS.

Já houveram algumas tentativas de interpretar o IMC diferentemente em populações asiáticas e do Pacífico, mas nenhuma alteração foi adotada.

Um grupo de trabalho foi formado por especialistas da OMS e está realizando uma nova revisão e avaliação dos dados disponíveis sobre a relação entre a circunferência da cintura e o risco para a saúde.

Veja abaixo uma lista com algumas das limitações do IMC:

A partir do IMC não é possível diferenciar os componentes gordo e magro da massa corporal;

A partir do IMC pessoas brevilíneas e/ou musculosas podem ter um valor de Índice de Massa Corporal inadequado à sua realidade e serem consideradas obesas;

Diferenças étnicas influenciam no IMC. Por exemplo: descendentes asiáticos podem ser considerados mais obesos;

Para idosos, o IMC possui uma classificação diferenciada.

Uma das alternativas para o IMC é o Índice de Adiposidade Corporal (IAC).

O que é IAC?

O Índice de Adiposidade Corporal, mais conhecido como IAC, é uma novidade em se tratando de métodos para medir a gordura do corpo.

Ele usa a medida dos quadris para realizar o cálculo e segue a seguinte lógica: Quanto maior forem os quadris em relação à cintura, mais acima do peso se está.

Embora o IMC seja amplamente utilizado e fácil de calcular, ele possui falhas. Por exemplo, uma pessoa magra, mas muito musculosa pode ter um IMC alto, o que, de acordo com o cálculo, irá indicar que ela está acima do peso, quando na realidade isso não é verdade.

Ao contrário do Índice de Massa Corporal (IMC), geralmente utilizado como um substituto para a gordura corporal, o IAC é calculado sem o uso de peso. Afirma-se que, com base em estudos populacionais, o IAC pode ser usado para calcular a porcentagem de gordura corporal de homens e mulheres adultos de etnias diferentes.

Como Calcular o IAC

Para desenvolver o índice de gordura corporal, Richard Bergman, da Universidade do Sul Califórnia, em Los Angeles, e colegas analisaram informações de cerca de 1.700 americanos de origem mexicana. Eles procuraram as características, tais como gênero, idade, altura, peso, circunferência do quadril ou alguma combinação desses traços que melhor se correlacionasse com a gordura corporal medida através do uso de uma técnica com raio-x.

Os pesquisadores descobriram que a circunferência do quadril e a altura estavam fortemente ligadas à gordura corporal. A partir dessas características, os pesquisadores desenvolveram uma equação para o cálculo do índice de adiposidade corporal:

Resultados

Para calcular a sua percentagem de gordura corporal utilizando o índice, você precisa medir sua altura em metros e sua circunferência do quadril em centímetros.

Geralmente, as mulheres com cerca de 21 a 32% de gordura corporal estão na faixa saudável, aquelas com 32 a 38% estão acima do peso, e aqueles acima de 38% de gordura corporal estão obesos.

A maioria das recomendações diz que os homens com 8 a 20 % de gordura corporal estão na faixa saudável, aqueles com 20 a 25 % de gordura corporal estão acima do peso, e aqueles que têm acima de 25 % de gordura corporal estão obesos.

Cuidados com o IAC

Se você está com problemas de excesso ou falta de peso, o ideal é consultar um médico. Esse tipo de cálculo que pode ser feito em casa, como o IMC e o IAC mostram resultados de forma artificial. Um médico irá usar outras ferramentas muito mais eficientes para calcular o seu peso e indicar o que é melhor para o seu caso. Afinal, cada pessoa é diferente da outra, e métodos que generalizam nem sempre são totalmente corretos.

IMC brasileiro

O IMC, Índice de Massa Corporal, foi criado no século XIX, e possui algumas limitações. Para realizar o cálculo, utiliza informações como o peso e a altura apenas, o que acaba não sendo o suficiente, já que muitas pessoas têm um peso mais elevado, mas é de massa magra, além de outras falhas.

O problema é que quando o resultado do IMC de uma pessoa vai de 20 a 25, ela é considerada saudável. Mas de acordo com uma pesquisa realizada pela USP de Ribeirão Preto, esse grupo de pessoas corre o risco de desenvolver doenças consideradas crônicas, como diabetes e hipertensão.

A pesquisa realizada pela USP propõe uma nova forma de se calcular o índice de massa corporal, voltado, especialmente, para quem tem o IMC na faixa dos 20 a 25, os considerados totalmente saudáveis de acordo com o método antigo.

Um Método que Não Generaliza

Uma das características mais importantes do método sugerido pelos pesquisadores da USP de Ribeirão Preto, é que ele não generaliza as pessoas apenas pelo peso e altura. Trata-se de informações mais detalhadas que podem ser muito mais eficientes para diagnosticar possíveis doenças crônicas que o paciente possa ter.

Um dos grandes problemas do método antigo para se calcular o IMC é que ele acaba generalizando pessoas apenas pelo peso e altura, o que não é correto, já que cada ser humano é diferente do outro.

O cálculo proposto funciona da seguinte forma: As informações de peso e altura usadas no antigo IMC são levadas em conta também, mas em conjunto com informações obtidas por meio do aparelho de impedância bioelétrica.

Aparelho de Impedância Bioelétrica

O nome parece estranho, mas não é tão complicado de entender o seu funcionamento. O aparelho é bastante semelhante a uma balança, dessas que as pessoas têm no banheiro. Entretanto, ele conta com fios que estão ligados a dois bastões. A pessoa a ser analisada deve subir na balança e segurar esses bastões por cerca de 30 segundos.

Durante esses 30 segundos, o aparelho irá calcular, por meio da corrente elétrica, a quantidade de massa gorda do corpo. Dessa forma, pessoas que malham e têm um peso elevado por causa da massa magra, aqui não serão consideradas com sobrepeso ou obesas.

A única “desvantagem” do método brasileiro é que ele não pode ser feito em casa, como o IMC criado no século XIX. Por outro lado, ele já é facilmente encontrado em academias e consultórios de nutricionistas e endocrinologistas.

A pesquisa, de autoria da nutricionista Mirele Mialich Grecco, continua em andamento e será ampliada para que se tenha uma amostra mais próxima da média do Índice de Massa Corporal do brasileiro.

fonte: www.calculoimc.com.br

 

Calculadora IMC código html

Você que tem um site ou blog de saúde e quer uma calculadora de IMC sem redirecionamento e sem vírus, copie e cole o código html abaixo que esse é de confiança.

No começo do site eu já tive este tipo de problema, por isso criei meu próprio código, que funciona de acordo com o que eu preciso.

Como inserir uma Calculadora de IMC no Blog

Basta copiar o código html abaixo e colar no código fonte de sua página ou barra lateral.